CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Cecília Meireles / Rede Carioca de Agricultura Urbana

O SCFV do Cras(Centro de Referência da Assistência Social) Cecília Meireles tem como objetivo apoiar a juventude no âmbito escolar , na família e na comunidade. São temas transversais sobre os quais temos a possibilidade para desenvolver um trabalho bem elaborado por uma equipe técnica do Cras que tem como base o traçado metodológico do MDS. E nossa linda juventude vivencia e compactua de forma participativa em todos os aspectos.
Em nosso grupo temos uma dinâmica profundamente ligada as questões socioambientais. Desenvolvemos o projeto Horta Solidária onde a própria juventude prepara a terra adubada e semeia seus plantios no canteiro da associação de moradores do nosso bairro – Bosque dos Caboclos e também no quintal de dna Izabel – agricultora urbana local que cedeu boa parte do seu quintal para a juventude plantar.
Fazemos parte da Rede Carioca de
Agricultura Urbana onde aprendemos com muitos agricultores e agricultoras como manejar a horta e também combater as pragas de maneira natural.
Essa Rede nos possibilita grandes encontros, seminários, fóruns, debates… tudo em torno da agricultura na cidade do Rio de Janeiro e por soberania alimentar.
E, com muito orgulho, temos um jovem, de 17 anos Conselheiro do Consea RJ(Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município), nosso guerreiro Lucas Jales fazendo história sendo o primeiro jovem a ocupar tal posição.
Compondo nosso grupo do Serviço de Convivência temos temos também a Juventude Agroecológica e a Juventude Feminista – tudo fruto da intervenção do Cras nesse lugar (antes) invisibilizado e que agora já está alçando novos rumos mostrando que a juventude quer sim uma outra forma de se alimentar e tem vontade e disposição de construir uma sociedade mais humana, mais justa!

Juventude que ousa plantar
Constrói soberania alimentar!

« »