Dia internacional da biodiversidade

Com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum o consumo de alimentos de preparo rápido, que, em geral, são embalados em algum tipo de plástico.

As embalagens plásticas, quando descartadas de forma incorreta, são muito prejudiciais ao meio ambiente, pois podem poluir os oceanos e as florestas, colocando em risco a vida aquática e terrestre. Você sabia?

Inclusive, você já ouviu falar em microplástico?

Elas são partículas com menos de 5 milímetros de plástico degradado que já foram identificadas no organismo de diversos animais marinhos, nas fezes de seres humanos e… pasmem: até mesmo no sal de cozinha. Triste, né?

Como os seres humanos estão no topo da cadeia alimentar, podem estar se alimentando de animais, especialmente os marinhos, contaminados com microplásticos.

Ainda não se conhece totalmente os efeitos da ingestão dos microplásticos para os seres humanos, mas dá para imaginar que não é algo que faça muito bem, não é mesmo?

Dia 22 de maio é comemorado o dia internacional da biodiversidade. Essa data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger todos os ecossistemas que existem no planeta!

Então, que tal começar a pensar sobre suas escolhas alimentares e buscar consumir alimentos que não usem embalagens plásticas? Atualmente, algumas empresas embalam os alimentos com pano feito de cera de abelha ou autorizam que você leve saquinhos de pano para a pesagem. Já são soluções viáveis, né?

Viu como as suas escolhas alimentares podem ajudar na conservação da vida terrestre, aquática e planetária? Sim, a alimentação deve ser saudável e sustentável também!

« »