Dia do consumidor

No dia do consumidor, não poderíamos deixar de falar sobre a relação entre o consumo e a alimentação, não é?

A obesidade é um dos maiores problemas enfrentados hoje pelo campo da saúde e um complicador disso é o mercado das comidas ultra processadas, incluindo o conhecido “fast food”.

Como consumidores, devemos nos atentar à influência das propagandas que transformam o espaço ao nosso redor em um ambiente obesogênico¹, buscando formas de driblar e amenizar o que, muitas vezes, nos é imposto.

Você já se sentiu influenciadx por esse tipo de propaganda? Costuma comprar lanches rápidos na rua ou tem sempre uma opção mais saudável na mochila?

Afinal, o que é ter uma opção mais saudável para você?

¹E ah! Ambiente obesogênico é aquele que é capaz de influenciar de diversas formas a promoção da obesidade nas pessoas. Isso inclui o meio onde elas vivem (se é possível ou não a prática de atividades físicas, por exemplo), as oportunidades que são apresentadas a elas (balas e chocolates frequentemente expostos no corredor de pagamento em supermercados, entre outros) e se as suas condições de vida permitem uma alimentação saudável, justa e sustentável (renda, acesso facilitado à alimentação de qualidade…).

« »