Alimentação na pandemia de COVID-19

Ei, ficou sabendo? Não é só live sertaneja que teve nessa quarentena não!

A primeira live do @comer.pra.que aconteceu em 28 de abril de 2020. Batemos um papo super bacana sobre convivência e conveniência em tempos de isolamento social.

Contamos com a participação do Lucas, Luziene, Thamillys, Carol e Michel que contaram um pouco sobre como eram suas rotinas alimentares antes da pandemia e o que esperavam para o pós isolamento: comer mais juntin ou rapidin?. Além disso, eles deixaram dicas super legais para quem quer estar junto de quem ama mesmo com a pandemia.

A segunda live foi sobre o tema “você come propaganda?” e falamos sobre a publicidade de alimentos e bebidas durante o isolamento social.

O papo foi com o Jhonyson, Gerson e a Carol e a conversa foi super bacana! A conclusão que eles chegaram é que “Tá tenso! Muita publicidade de porcaria e pouca comida de verdade!”.

Vale lembrar que nós temos vídeos e animações sobre esse tema que tem muito o que falar, né?

Além disso, outros lugares que serviram de inspiração para nós do CPQ abordarmos esse tema na live foi o nosso tema mobilizador sobre publicidade e propaganda, uma matéria do O Joio e o Trigo, uma publicação do IDEC, uma notícia recente da época  e o site do CONAR.

Na terceira live os nossos convidades Matheus e Mylena, com a mediação de Vitória, trouxeram um pouco de suas vivências sobre o caminho da comida do campo à mesa.

Um bate papo atual, leve e que deixou como reflexão: O que queremos para o futuro pós-pandemia?.

E teve até poesia recitada pelo Matheus, acredita? Vem ver!

“Necessitamos de um tempo que plante ideias e pratique ações transformadoras.
Que desmonte as ordens de quem escraviza.
Que provoque desejos desmedidos. Que
humanamente eduque as gerações.
Não aceitamos mais,
As diferenças faces da mesma dor,
A morte da sensibilidade,
A concentração de direitos
O não tempo para o amor,
A prisão da liberdade!”

(Diva Lopes – Concentração de direitos)

Além disso, os nossos convidades deixaram uma indicação de documentário: “Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar”. Topa assistir?

Se quiser conhecer um pouco mais sobre as realidades de fala dos nossos convidades, você pode clicar aqui e aqui.

Mas o sucesso foi tanto sobre esse assunto que fizemos uma segunda parte da série “Do campo à mesa: o que a pandemia mudou nesse caminho?”.

Contamos com a participação da Jennifer e do Gabriel e com a mediação por Thamillys.

Rolou uma conversa mega especial sobre as estratégias de comercialização de alimentos da agricultura familiar durante o isolamento social.

O intuito foi movimentar essa rede de produção e estimular o consumo de alimentos produzidos de forma sustentável. Incrível, né?

E na última live, falamos sobre “O futuro do comer: alimentação e sistema alimentar pós pandemia”.

Recebemos o Bruno e o João Rafael que falaram na visão deles, como será o caminho do campo até a mesa no pós pandemia. Incrível, né?

Foram momentos lindos para o CPQ. E se você perdeu, fique tranquile, algumas lives estão no nosso IGTV.

« »