I Oficina Nacional com Parceiros Estratégicos

Em agosto de 2015 foi realizada a primeira oficina do movimento Comer Pra Quê? direcionada aos parceiros estratégicos, que trabalham com temas sobre juventude, saúde, alimentação e nutrição. O grupo é formado por representantes de instituições governamentais e não governamentais, organizações e movimentos sociais.

Com o objetivo de estruturar coletivamente o plano de educação e de ações mobilizadoras para a comunicação com os jovens, foram apresentados os relatórios a partir dos Grupos de Diálogos (GD) com 86 jovens de quatro capitais: Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

No encontro, os atores estratégicos debateram os temas apresentados pelos adolescentes e em grupo propuseram a ideia de um plano de comunicação com abordagens bem-humoradas e linguagem criativa em meios digitais como a internet e redes sociais. Entre os materiais previstos estão spots de rádio, jingle, filmes de animação e vídeos, estes últimos protagonizados pelos próprios jovens que participaram do projeto nas quatro cidades.

O projeto nasceu em 2014, fruto de uma percepção de que a faixa etária acima de 15 anos carece de ações de Educação Alimentar e Nutricional nas agendas das políticas de Saúde, de Alimentação e Nutrição e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Questões relacionadas às práticas alimentares e interesses dos estudantes quanto à alimentação saudável e sustentabilidade econômica, social e ambiental formaram as análises dos pesquisadores da UFRJ-Macaé, UNIRIO e UERJ, e comunicadores à frente do movimento.

« »